Meu Senhor é ALLAH

O Altíssimo diz: {Ó humanos! Adorai vosso Senhor, que vos criou e aos que foram antes de vós, na esperança de serdes piedosos} [Al-Baqarah: 21].

O Altíssimo diz: {Ele é Allah. Não existe deus senão Ele} [Alhashr:22].
O Altíssimo diz: {Nada é igual a Ele. E Ele é O Oniouvinte, O Onividente} [Ash-Shurá: 11].

  • ALLAH é meu Senhor e Senhor de tudo, o Rei, o Criador, o Sustentador, o Controlador de tudo.
  • E é o Único merecedor de adoração, não existe outro Senhor nem deus além d’Ele.
  • À Ele pertencem os belos nomes e altos atributos que Ele próprio confirmou para Si e o Seu Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - assumiu para Ele, chegaram ao auge da perfeição e beleza, nada é igual à Ele, e Ele é Oniouvinte, o Onividente.

Dentre Seus Belos nomes: 

  • O Sustentador
  • O Clemente
  • O Capaz
  • O Rei
  • O Oniouvinte
  • A Paz
  • O Onividente
  • O Tutor
  • O Criador
  • O Sútil
  • O Suficiente
  • O Perdoador

* O crente medita na admirável criação de ALLAH e como Ele lhe facilitou, dentre isso o facto de zelar pela criatura mais pequena dando-lhes de comer e cuidando-os até que possam apoiar-se em si mesmos, Puro é o Criador de tudo isso, o Bondoso com elas, e dentre a sua bondade consta o facto de ter providenciado o que lhes possa ajudar e defender seus interesses, apesar da fraqueza da criatura.

 

Meu Senhor é ALLAH

O responsável pelos sustentos dos servos, Aquele que detém o controlo de seus corações e seus corpos.

Possuidor de Misericórdia ampla e grande que abrange todas as coisas.

É aquele que possui capacidade perfeita que não é assolada por uma incapacidade e nem fraqueza.

É Aquele que tem a qualidade de grandeza, capacidade e controle, e Dono de todas coisas e que as rege.

Aquele que conhece todo som, quer seja em secreto ou em aberto.

O Livre de toda imperfeição, dano e defeito.

Aquele que Sua visão abarca tudo, por mais ínfimo e pequeno que seja, Aquele que bem vê tudo e sabe de coisas interiores.

O Responsável pelo sustento das criaturas, aquele que controla seus interesses e que tutela seus aliados, facilita para eles e lhes é suficiente em seus assuntos.

Aquele que faz existir as coisas e as inventa sem ter um exemplo anterior.

Aquele que honra seus servos, tem misericórdia deles e dá o que pedem.

Aquele que é suficiente para os seus servos naquilo que precisam, aquele que é tomado como suficiente em detrimento dos outros, e todos outros são dispensáveis com Ele.

Aquele que purifica os pecados de seus servos e não os castiga por causa disso.

E o nosso Profeta - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele -

O Altíssimo diz : {Com efeito, um Mensageiro vindo de vós chegou-vos; é-lhe penoso o que vos embaraça; é zeloso de guiar-vos, é compassivo emisericordiador para com os crentes} [At-Taubah:128] .

O Altíssimo diz : {E não te enviamos senão como misericórdia para os mundos} [Al-Anbiyá: 107] .
Muhammad - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele - A Misericórdia, O Orientador:
É Muhammad filho de Abdullah - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - selo dos Profetas e Mensageiros, ALLAH enviou-lhe com a religião Islâmica para toda gente, para que possa lhe orientar para o bem, e o maior deles é a unicidade, e para proibir-lhes da maldade, e a maior delas é o politeísmo.Obedecê-lo daquilo que ele ordenou, acreditá-lo naquilo que ele informou, abster-se daquilo que ele proibiu e advertiu e não adorar a Allah excepto da forma que ele legislou.

A sua mensagem e a mensagem de todos profetas anteriores a ele, é de convidar para adoração exclusiva de ALLAH, o Único, sem parceiros.

E dentre suas qualidades - Que a paz e bençãos de Allah estejam sobre ele:

  •  A veracidade
  • A misericórdia
  • A ternura
  • A paciência
  • A bravura 
  • A generosidade
  • O bom caráter
  • A justiça
  • A humildade
  • O perdão

O Alcorão Sagrado é Palavra do meu Senhor

O Altíssimo diz :{Ó humanos! Com efeito, chegou-vos uma provança de vosso Senhor, e fizemos descer, para vós, evidente luz} [An-Nissá: 174].

O Alcorão Sagrado são palavras que Allah fez descer sobre seu Profeta Muhammad - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - para tirar as pessoas da escuridão para a luz e guiar-lhes para o caminho reto. Aquele que o recitar ganha grandes recompensas, e aquele que trilhar seu caminho trilha um caminho consistente.

Conhecer os pilares do Islam

O Mensageiro de Allah - que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele - disse: “O Islam foi erguido sobre cinco pilares: prestar testemunho de que não há divindade digna de ser adorada senão Allah e Muhammad é Seu mensageiro, a prática da oração, o pagamento do zakat, observar o jejum e a peregrinação à casa”.

Pilares do Islam são atos de adoração obrigatórios sobre todo o crente, e não é correta a crença de alguém sem antes crer na sua obrigação e praticar com o seu conteúdo; pois o Islam baseia-se neles, por isso foram denominados de pilares do Islam.

E esses pilares são:

Conhecer os pilares do Islam

O primeiro pilar

Testemunho de que não há divindade além de Allah e que Muhammad é Mensageiro de Allah

O Altíssimo diz: {Saibam que Ele, não há divindade além d’Ele} [Muhammad:19].

O Altíssimo diz: {Com efeito, um Mensageiro vindo de vós chegou-vos; é-lhe penoso o que vos embaraça; é zeloso de guiar-vos, é compassivo e misericordiador para com os crentes} [At-Taubah:128].

  • O significado do testemunho ‘’Não há deus além de ALLAH’’ i.e. Ninguém é digno de adoração excepto ALLAH.
  • O significado do testemunho ‘’Muhammad é Mensageiro de ALLAH’’: obedecê-lo naquilo que ele ordenou, acreditá-lo naquilo que ele informou, abster-se daquilo que ele proibiu e advertiu e não adorar a Allah excepto da forma que ele legislou.

 

 

O segundo pilar

Cumprimento da oração

O Altíssimo diz : {E observai a oração} [Al-Baqarah:110].

  • Observar a oração significa observá-la da forma como foi instituida por ALLAH e da forma como seu Profeta Muhammad - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - ensinou-nos.

 

 

 

O terceiro pilar

Pagar a caridade obrigatória

O Altíssimo diz : {E concedem a caridade} [Al-Baqarah:110].

  • ALLAH - o Altíssimo - tornou obrigatório o zakat como um teste da veracidade da crença do crente, e como gratidão ao seu Senhor pelo fato de ter-lhe agraciado com riqueza, e para que possa ajudar os pobres e necessitados. E dar zakah sucede dar aos seus devidos merecedores.
  • E é um dever obrigatório na riqueza quando chega a um determinado montante, é dado à oito tipo de pessoas que ALLAH fez menção no Nobre Alcorão, dentre eles, os pobres e os necessitados.
  • E no seu cumprimento reside a qualidade de misericórdia e compaixão, e pureza para o comportamento e riqueza do crente, e incutimento de alegria nos corações de pobres e necessitados, e fortificação de laços de amor e irmandade entre os membros da sociedade, por isso o crente piedoso tira com total tranquilidade, pois, através disso ele alegra os outros.
  • E a porção do zakat é de 2.5% da riqueza guardada, dentre ouro, prata, dinheiro e mercadoria que foi preparada para compra e venda para ganhar lucro; se este valor atingir um determinado limite e permanecer na sua posse um ano inteiro.
  • Também é obrigatório o zakat para aquele que detém certos animais (camelos, gado bovino e caprino e ovino), caso estejam a comer do capim da terra na maior parte do ano, sem que o dono precise de comprar e dar-lhes de comer.
  • Do mesmo modo, o zakat é obrigatório naquilo que sai da terra, dentre os cereais, frutas, tesouro e minerais quando chegarem à uma determinada quantidade.

 

O quarto pilar

Jejum no mês de Ramadhan

  • O Altíssimo diz : {Ó vós que credes! É-vos prescrito o jejum como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos} [Al-Baqarah:110].
  • Ramadhan: É o nono mês do calendário Hijri, e é um mês honrado pelos crentes, e detém um estatuto especial comparado com os outros meses, e jejuar todo ele é um dos cinco pilares do Islam.
  • Jejum do Ramadhan é abster-se de comer, beber e do sexo e todas as outras coisas que quebram o jejum a partir da alvorada até o pôr do sol, durante os dias do Ramadhan, com intuíto de agradar a ALLAH.

 

O quinto pilar

Peregrinação à Sagrada Casa de ALLAH

  • O Altíssimo diz : {E por Allah, impende aos homens a peregrinação a Casa, a quem até ela pode chegar} [Al-Imran: 97] .
  • A Peregrinação é obrigatória para quem tem posses para tal, uma vez na vida, i.e: Direcionar-se à Casa Sagrada e locais santos em Makkah com intuíto de observar um determinado acto de adoração, num determinado tempo, e o Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - observou a peregrinação e outros profetas antes dele também observaram, e ALLAH ordenou Ibrahim - Que a paz esteja com ele - a convocar as pessoas à Peregrinação, conforme ALLAH - o Altíssimo - informou no Nobre Alcorão, dizendo: {E noticia aos homens a peregrinação. Eles te virão a pé ou montados em todo magro camelo, vindo de cada desfiladeiro distante} [Al-Hajj: 27].

 

Conhecer os pilares da Fé

O Profeta (Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi questionado acerca da fé, e disse: “A fé é crer em Allah, Seus anjos, Seus livros, Seus mensageiros, e o Derradeiro Dia e crer na predestinação, do bem e do mal”.

Pilares da Fé são aqueles actos de adoração relacionados com o coração, que todo crente deve ter obrigatoriamente, e não é correcto o Islam da pessoa exceto crendo neles, por isso foram denominados de Pilares da Fé. E a diferença entre eles e os Pilares do Islam é que os Pilares do Islam são práticas visíveis que a pessoa pratica com seus membros, como o pronunciamento dos dois testemunhos, oração e caridade, e os Pilares da Fé são práticas espirituais que a pessoas exercem com coração, como a crença em ALLAH, Seus livros e profetas.

Definição da crença e seu significado:

É a firme crença do coração em ALLAH, Seus anjos, livros, profetas, Dia do Juízo Final, Destino, quer seja bom ou mau, e seguir tudo que o Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - trouxe e cumprir: Dito com a lingua, como o dito: Não há divindade excepto ALLAH, recitação do Alcorão, glorificação e louvores à ALLAH.

E a prática com os membros, como a oração, peregrinaçaõ e jejum... e membros invisíveis relacionados com o coração, como o amor por ALLAH e Seu temor, depósito de confiança e sinceridade.

E os especialistas o definem de forma resumida: Crença com coração, dito da língua, prática com os membros, que aumenta com a obediência e diminui com o pecado.

Conhecer os pilares da Fé

O primeiro pilar

A crença em ALLAH

O Altíssimo diz : {Os autênticos crentes são somente aqueles que crêem em ALLAH} [Nur: 62].

  • A crença em ALLAH implica crer na Sua unicidade em Seu Senhorio, Divindade e em Seus belos nomes e atributos, e inclui o seguinte:

  •  A crença na Sua existência, o Puro e Altíssimo.

  •  A crença no Senhorio de ALLAH - o Altíssimo - e que Ele é Dono de todas as coisas, Sustentandor e Controlador de tudo.

  •  A crença na Unicidade de ALLAH e que Ele é o Único merecedor de adoração, e não tem parceiro em nada dos seguintes: oração, prece, votos, sacrifício, pedido de ajuda, pedido de refúgio e todos os outros actos de adoração.

  • A crença nos Seus belos nomes e atributos, que assumiu para Si ou seu Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - assumiu para Ele, e rejeitar o que Ele rejeitou para Si ou seu Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - rejeitou para Ele, dentre nomes e atributos, e crer que seus nomes e atributos atingiram o topo na perfeição e beleza, e que nada é igual a Ele, e Ele é Oniouvinte, Onividente.

 

 

O segundo pilar

A crença nos anjos

O Altíssimo diz : {Louvor a Allah, O Criador dos céus e da terra, Que faz dos anjos Mensageiros, dotados de asas: duas, ou três, ou quatro. Ele acresce, na criação, o que quer. Por certo, Allah, sobre todas as coisas, é Onipotente} [Fátir: 1].

  • Cremos que os anjos pertencem ao mundo invisível, e que são criaturas criadas de luz e ALLAH fê-los obedientes e humildes diante d’Ele.
  • E eles são criaturas magníficas, que só ALLAH abarca suas forças e seus números, e cada um deles tem suas qualidades, nomes e tarefas que ALLAH atribuiu-lhes especificamente, dentre eles: Arcanjo Gabriel - Que a paz esteja com ele - que foi incumbido de descer com palavras de ALLAH até os seus mensageiros.

 

O terceiro pilar

A crença nos livros

O Altíssimo diz : {Dizei: Cremos em Allah e no que foi revelado para nós, e no que fora revelado para Abraão e Ismael e Isaque e Jacó e para as tribos; e no que fora concedido a Moisés e a Jesus, e no que fora concedido aos profetas, por seu Senhor. Não fazemos distinção entre nenhum deles. E para Ele somos muçulmanos} [Al-Baqarah: 136].

  • A firme crença que todos livros celestias são palavras de ALLAH.
  • E que vieram da parte de ALLAH para seus mensageiros, com a verdade clara.
  • E que ALLAH - o Puro - com o envio do seu Profeta Muhammad - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - para toda a gente, revogou com a sua legislação todas as legislações anteriores, e fez do Sagrado Alcorão confirmação para todos os livros celestiais, e ALLAH auto-responsabilizou-se em proteger o Nobre Alcorão de qualquer alteração ou deturpação, ALLAH disse: {Por certo, Nós fizemos descer o Al Qur’an e por certo, dele somos Custódios} [Al-Hijr: 9]. Porque o Nobre Alcorão é o último livro de ALLAH para a Humanidade, e seu Profeta Muhammad - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - é o último Profeta, e a religião Islâmica é a religião que Ele contentou-se até o dia do Julgamento, ALLAH - o Altíssimo - diz: {Em verdade, a religião perante Allah é o Islam} [Al-Imran: 19].

 E os livros celestiais que ALLAH mencionou no Seu Livro são os seguintes:

 

  • 1 O Sagrado Alcorão: ALLAH fez descer sobre Seu Profeta Muhammad - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele -.
  • 2 A Torá: ALLAH fez descer sobre seu Profeta Moisés - Que a paz esteja com ele.
  • 3 O Evangelho: ALLAH fez descer sobre Seu Profeta Jesus - Que a paz esteja com ele.
  • 4 O Zabur: ALLAH fez descer sobre Seu Profeta David - Que a paz esteja com ele.
  • 5 As páginas de Ibrahim: ALLAH fez descer sobre seu Profeta Abraão - Que a paz esteja com ele.

 

O quarto pilar

A crença nos Mensageiros

O Altíssimo diz : {E, com efeito, enviamos a cada comunidade um Mensageiro, para dizer: Adorai a Allah e evitai At-Taghut (satanás)} [An-Nahl:36].

  • A firme crença que ALLAH enviou para todas as nações um mensageiro para convidá-los à adoração de ALLAH, o Único, sem parceiros, e descrer em tudo que é adorado além de ALLAH.
  • E que todos eles são homens servos de ALLAH, e são verazes, puros, fiéis e guias, ALLAH ajudou-lhes através de milagres que indicam sua veracidade, e que eles difundiram tudo que foram incumbidos e que todos estavam na verdade e claros guias.
  • E as suas pregações, desde o primeiro até o último, foi a mesma, no que tange a essência da religião, i.é. a Unicidade de ALLAH na adoração e não atribuir-Lhe parceiros.

 

Quinto princípio

A crença no Derradeiro Dia

O Altíssimo diz : {Allah, não existe deus senão Ele! Em verdade, Ele vos juntará no indubitável Dia da Ressurreição. E quem mais verídico que Allah em dizê-lo?} [Nissá:87].

  • A firme crença em tudo relacionado com o Dia do Juizo Final, dentre aquilo que nosso Senhor informou no Seu Nobre Livro ou nosso Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - falou-nos; como a morte da pessoa, ressureição, intercessão, balança, ajuste de contas, Paraíso e Inferno, e outras coisas relacionadas com o Dia do Juizo Final.

 

O sexto pilar

A crença no destino, no seu bem como no mal

O Altíssimo diz : {Por certo, Nós criamos cada coisa, na justa medida} [Al-Qamar: 49].

  • A crença que tudo que sucede com as criaturas dentre os incidentes mundanos é do conhecimento de ALLAH, destino de ALLAH, Seu controlo Impar sem parceiros, e que estes destinos estavam escritos antes da criação humana, e que o ser humano tem o livre arbítrio, e que ele é o arquitecto real das suas práticas, mas tudo isso não sai do controlo de ALLAH e Sua permissão.

A crença no destino baseia-se em quatro estágios, os seguintes:

 

    • O primeiroA crença no conhecimento abrangente de ALLAH.
    • O segundoA crença na escrita de ALLAH de tudo o que sucederá até o Dia do Juízo Final.
    • O terceiroA crença na vontade de ALLAH e sua capacidade absoluta, o que Ele deseja acontece e o que Ele não deseja não acontece.
    • O quartoA crença que ALLAH criou tudo, não há parceiros na sua criação.

 

 

Sabes fazer a purificação?

O Altíssimo diz : {Certamente ALLAH ama os arrependidos e os purificantes} [Al-Baqarah:222].

O Mensageiro de Allah – Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele – disse : Então o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Aquele que realizar ablução como esta minha e então se levanta (para orar) e oferece dois rak’ahs de oração sem permitir que seus pensamentos sejam distraídos, todos os seus pecados anteriores são expiados”.

Por causa do alto estatuto da oração ALLAH instituiu a purificação para ela, e tornou-a uma condição para a sua aceitação, ela é a chave da oração, e o facto de conhecer a sua virtude faz com que o coração anseie para cumpri-a. 

Quando  a ablução é obrigatória:

  • 1 Todo tipo de oração, quer seja obrigatória ou facultativa.
  • 2 Tawaf em volta da Kaabah.
  • 3 Tocar no Alcorão.
  • Observo a ablução e me banho com água pura:
  • A água pura é toda aquela que desce do céu ou sai da terra, e permanece na sua essência e não muda nenhuma das três qualidades, i.é.: A cor, o sabor e cheiro, com algo que remove a sua pureza.

 

Sabes fazer a purificação?

Intenção
E o seu lugar é no coração, e o significado de intenção é: O desejo do coração em praticar actos de adoração com intuito de aproximar-se de ALLAH.

Lavagem das palmas.

Gorgolejar
Gorgolejar é introduzir água na boca e move-la e em seguida jogá-la.

Inalar água
A inalação: I.e. Puxar água com a respiração até o fim das narinas.
Em seguida expiração: I.e. Tiragem do que há no nariz, dentre muco e outras coisas, através da respiração.

Lavagem da face
Limite da face:
A face: Tudo que se encara com ela
E o limite largura da face: De uma orelha para outra orelha.
E o seu limite no cumprimento: Do princípio do cabelo da cabeça até o fim do queixo.
Abrange na lavagem da face todo cabelo fino, assim como al-Byadh e al-Izhar.
Al-Byadh: É o que se encontra entre o osso saliente e o lóbulo da orelha.
Al-Izhar: É o cabelo que fica no osso saliente, paralelo ao orifício da orelha, passando para o interior da cabeça, e o que desce dele até a cunha da orelha.
E abrange também na lavagem da face todo cabelo grosso da barba e todo aquele que desce com ela.

Lavagem das duas mãos, iniciando da ponta dos dedos das mãos até os cotovelos.
E os cotovelos entram na lavagem obrigatória das mãos.

Passar sobre toda cabeça as duas mãos úmidas, incluindo as orelhas, uma única vez
Iniciando da frente da cabeça levando-as até a nuca e em seguida retorná-las.
E introduza os dois dedos indicadores nos ouvidos.
E coloca os polegares na parte traseira das orelhas, e com eles limpa a parte interior e exterior das orelhas.

Lavagem do pés à partir dos dedos até os tornozelos, e os tornozelos entram na lavagem obrigatória.
Os dois tornozelos: Os dois ossos que se encontram no final das pernas.

A ablução torna-se inválida com as seguintes coisas:

  • 1 O que sai das duas vias, como urina, fezes, gases, esperma e outros fluidos.
  • 2 Desaparecimento do juizo, com sono, desmaio, embriaguês ou demência.
  • 3 Tudo que torna o banho obrigatório, como o janabah, menstruação e período pós parto.

Quando a pessoa termina de suprir suas necessidades é obrigatório que a pessoa remova a impureza, quer seja com água, e isso é o melhor, ou com outra coisa pura, como pedra, papel, pano etc, na condição que isso seja feito três vezes ou mais, com algo que remova a impureza.

Acto de passar as mãos molhadas sobre a-khufain e/ou meias

Caso use meias de couro ou de linho é possivel passar as mãos (massh) sobre elas sem que seja necessário lavar os pés, com as seguintes condições:

  • 1 Que tenham sido usadas depois da purificação total das impurezas menores 
  •              e maiores, e nela foram levados os pés.
  • 2 Que estejam puras.
  • 3 Que estejam dentro do período determinado.
  • 4 Que sejam lícitos, não podem ser roubados e nem arrancados.
  • A-khufain (meias de couro): É aquilo que se usa nos pés, feitos de pele grossa e coisa semelhante, e toma a mesma regra o sapato que cobre os pés.
  • As meias são: Aquilo que a pessoa usa no seu pé, que é feito de pano e coisas semelhantes.

Acto de passar as mãos molhadas sobre a-khufain e/ou meias

A prudência da permissão de passar as mãos sobre as meias:
A sabedoria por trás de passar as mãos é a facilidade e leveza para os crentes, aqueles que lhes é dificil tirar os sapatos e meias e lavar os pés, em particular no inverno e muito frio, e na viagem.

Tempo de passar as mãos:

O residente: Um dia e uma noite (24 horas).

O viajante: Três dias com suas noites (72 horas).

Inicia a contagem do período de passar as mãos a partir do primeiro que fizer após nulificar seu wudhu.

 

Modo de fazer a purificação sobre peúgas e meias de couro:   

  • 1 Humidifica-se as mãos.   
  • 2 Passa a mão sobre a parte de cima do pé (da ponta do dedo até o princípio das pernas).
  • 3 É passado a mão direita sobre o pé direito e a esquerda sobre o esquerdo.

Os nulificadores do Massh:

  • 1 Aquilo que obriga o banho.
  • 2 Término do período de Massh.

O banho

Se suceder sexo entre um homem e mulher, ou sair o esperma deles por desejo, acordados ou a dormir, torna-se obrigatório sobre eles o banho para que possam observar a oração ou algo que implica a pureza, assim também sucede com a mulher após o término da menstruação ou período pós parto, torna-se obrigatório sobre ela o banho para que possa observar a oração ou algo que implica a pureza.

O banho

A descrição do banho é a seguinte:
Abranger todo corpo com água de qualquer forma, e faz parte disso o gorgolejar e inalar água; se abranger o corpo com água a impureza desaparece, e purificação torna-se completa.

É proibido para a pessoa que está na condição de janabah a prática das seguintes coisas:

  • 1 A oração.
  • 2 Circundar a Kaabah.
  • 3 A permanência na Mesquita, e é lhe permitido apenas passar.
  • 4 Tocar no Alcorão (arabe).
  • 5 Recitação do Alcorão.

Purificação seca (Tayammum)

Se o Muçulmano não encontrar água para se purificar ou não consegue usá-la por causa de uma doença e coisas semelhantes e teme que passe a hora da oração, então deve fazer o tayammum com areia.

Purificação seca (Tayammum)

A descrição disso é que ele bate no chão com as mãos uma vez, depois passa pelo rosto e mãos apenas.
E é condição que o solo esteja limpo.

O Tayammum torna-se inválido com as seguintes coisas:

  • 1 Nulifica o tayammum tudo que nulifica o wudhu.
  • 2 Se a água estiver disponível ou for possível usá-la antes de iniciar o culto para o qual o tayammum foi realizado.

Sabes fazer a oração?

Preparo-me para oração

  • Quando a hora da oração entra, o crente se purifica de impureza menor e maior, caso esteja impuro.

A impureza maior é: Tudo que torna obrigatório para o crente o banho.

A impureza menor é: Tudo que torna obrigatório para o crente a ablução.

  •  O crente observa a oração com roupa pura e num local puro, cobrindo as suas partes de vergonha.
  • O crente embeleza-se com roupas dignas para observar a oração e que cubram seu corpo, e não é permitido para o homem que no decorrer da oração descubra-se algo do que se encontra entre o umbigo e joelho.
  • É obrigatório para a mulher cobrir todo corpo na oração, exceto a face e as palmas.
  • A pessoa durante a oração não pode proferir nada além do que é específico para a oração, e deve observar o silêncio ao escutar o imam, e não virar-se durante a oração, e se não conseguir memorizar ditos especificos da oração deve então recordar-se de ALLAH até que termine, e deve de imediato aprender os ditos e as práticas da oração.

Sabes fazer a oração?

A intenção para a ação obrigatória que se pretende fazê-la, e o seu lugar é no coração. Depois de eu fazer ablução, viro-me para a qiblah e mantenho-me de pé para orar, caso seja capaz para isso.

Levanto as minhas mãos na posição dos ombros e digo: (ALLAHU AKBAR), tencionando entrar na oração.

Recito a prece de abertura, do que consta, e dentre o que consta: “Glorificado sejas, ó Allah, o louvor é para Ti. Abençoado seja Teu nome, e altíssimo o Teu poder, e não há divindade real além de Ti”.

Eu busco refúgio diante de Allah contra o satanás o malvado, eu digo: (Procuro refúgio diante de Allah contra o satanás o malvado).

Recito o capítulo de AL-Fátihah em todas genuflexões, i.é: {Em nome de ALLAH, o Clemente, o Misericordioso (1) Louvor a Allah, O Senhor dos mundos (2) O Clemente, o Misericordioso (3) O Soberano do Dia do Juízo (4) Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda (5) Guia-nos à senda reta (6) À senda dos que agraciaste; não à dos incursos em Tua ira nem à dos desencaminhados (7)}. Recito depois da Al-Fátihah o que puder do Alcorão, na primeira genuflexão e na segunda apenas, de todas orações, e isso não é obrigatório, porém na sua prática existe grande recompensa.

Eu digo: (ALLAHU AKBAR) em seguida faço a inclinação até que as minhas costelas estejam niveladas, e minhas mãos sobre o joelho, com dedos abertos, em seguida digo: (Sub’hana Rabbial-Azhim).

Levanto-me da inclinação dizendo: (Samiallahu liman Hamidah) levantando as mãos à posição dos ombros, e quando estiver de pé firmemente, digo: (Rabbana Walakal hamd).

Digo (ALLAHU AKBAR) e faço a prostração sobre as mãos, joelhos, dedos dos pés e nariz e testa, e digo: (Subhana rabbiy al’ãla).

Digo: (ALLAHU AKBAR) e levanto-me da prostração até que me sento firmemente sobre o pé esquerdo e esticando o direito, e digo: (Rabbi Igfir-li).

Digo: (ALLAHU AKBAR) e observo outra vez a prostração, como a primeira.

Levanto-me da prostração dizendo: (ALLAHU AKBAR) até que me posicionar firmemente de pé, e faço nas restantes genuflexões o que fiz na primeira.

Depois da segunda genuflexão da oração de meio-dia, tarde, crepúsculo e noite, sento para recitar o primeiro Testemunho, que é: Attahiyat (isto é, todas as palavras que indicam a glorificação de Allah, Sua eterna existência, Sua Perfeição, Sua Soberania) são para Allah, Todos os atos de adoração e boas ações são para Allah. A paz, a misericórdia, e as bênçãos estejam sobre você, ó Profeta. A paz esteja sobre nós e todos os virtuosos servos de Allah. Eu testemunho que não há divindade real além de Allah, e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. Em seguida levanto-me para a terceira genuflexão.

Após a última unidade de cada frase devo permanecer sentado para dizer At-Tashahhud final, que es: Attahiyaat(isto é, todas as palavras que indicam a glorificação de Allah, Sua Eterna Existência, Sua Perfeição, Sua Soberania) são para Allah, Todos os atos de adoração e boas ações são para Allah. A paz, a misericórdia, e as bênçãos de Allah estejam sobre você, ó Profeta. A paz esteja sobre nós e todos os virtuosos servos de Allah. Eu testemunho que não há divindade real além de Allah, e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. Ó Allah exalta Muhammad, suas esposas e seus descendentes assim como Tu exaltaste a família de Abraão. E abençoa Muhammad, suas esposas e seus descendentes como abençoaste a família de Abraão. Em verdade Tu és Laudabilíssimo, Munificente.

Depois disso faço salam para meu lado direito e digo: (Assalamu Alaikum warahmatullah), e faço salam para meu lado esquerdo, digo: (Assalamu Alaikum Warahmatullah), tencionando sair da oração, e tendo deste modo já cumprido com a oração.

O véu da mulher muçulmana

O Altíssimo diz : {Ó Profeta! Dize a tuas mulheres e a tuas filhas e às mulheres dos crentes que se encubram em suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Allah é Perdoador, Misericordiador} [Al-Ahzab: 59].

ALLAH tornou obrigatório sobre a mulher o hijáb e cobertura de parte da vergonha e todo corpo, dos olhos dos homens estranhos dela, através de uma roupa decente segundo seus costumes, e não é permitido ela remover seu hijáb excepto na frente do seu esposo ou pessoas próximas (Mahram), aqueles que não podem casar com esta mulher de forma definitiva, e são: (O pai, e os ascendentes, o filho, e os descendentes, os tios paternos, tios maternos, irmão, sobrinho, o marido da mãe se a tiver consumado, o pai do marido, não importa quão alto, o filho do marido, e descendentes, e o marido da filha. O que é proibido pela linhagem é proibido pela amamentação).

 

  • PrimeiroAbranger todo corpo.
  • SegundoQue não seja aquilo que as mulheres usam para se embelezarem.
  • TerceiroQue não sejam transparentes até ver-se seu corpo.
  • QuartoQue seja largo, não apertado e transparente até o ponto de revelar parte do corpo.
  • QuintoQue não esteja perfumada.
  • SextoQue não seja semelhante à roupa de homens.
  • SétimoQue não seja semelhante à vestimentas de não muçulmanas em seus actos de adoração ou festas.

 

Dentre as qualidades de um crente

O Altíssimo diz: {Os verdadeiros crentes são apenas aqueles cujos corações se atemorizam, quando é mencionado Allah, e, quando são recitados para eles, Seus versículos, acrescentam-lhes fé; e eles confiam em seu Senhor} [Al-Anfal:2].

Dentre as qualidades de um crente:

  • Veraz e não mente.
  • Cumpre com a promessa e compromisso.
  • Não é indecente nas disputas.
  • Entrega o que lhe foi confiado.
  • Gosta para o seu irmão crente o que gosta para si mesmo.
  • É generoso.
  • É bondoso com as pessoas.
  • Mantém as relações familiares.
  • Alegra-se com o decreto de ALLAH e é Lhe grato em boas ocasiões e paciente em dificuldades.
  • Tem vergonha.
  • Tem pena da criatura.
  • Seu coração está livre de ódio, e seus membros de usurpar coisa do outro.
  • Perdoa as pessoas.
  • Não lida com a usura e nem usufrui dela.
  • Não comete adultério.
  • Não consome bebidas alcoólicas.
  • É bondoso com os vizinhos.
  • Não injustiça e nem trai.
  • Não rouba e nem engana.
  • Obediente aos pais, ainda que não sejam crentes, e obedecem-nos no bem.
  • Educa seus filhos na virtude, e ordena-lhes a cumprir com as obrigações da religião, e proibe-lhes da indecência e do ilícito.
  • Não se assemelha à prática específica dos não muçulmanos, quer seja na religião ou costumes que se tornaram símbolos deles.

A minha alegria reside na minha religião Islâmica

O Altíssimo diz : {A quem faz o bem, seja varão ou varoa, enquanto crente, certamente, fá-lo-emos viver vida benigna. E Nós recompensá-los-emos com prémio melhor que aquilo que faziam} [An-Nahl: 97].

E dentre as maiores coisas que incutem alegria e satisfação no coração crente, é o facto da pessoa ligar-se directo ao seu Senhor, sem que haja intermediários dentre vivos, mortos ou ídolos, ALLAH mencionou no seu Nobre Livro que está sempre próximo dos seus servos, ouve-os e aceita suas preces, conforme ALLAH disse: {E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados} [Al-Baqarah:186]. E ALLAH ordenou-nos a suplicá-lo, e fez disso um dos grandes actos de adoração com o qual o crente se aproxima do seu Senhor, visto que ALLAH - o Altíssimo - disse: {E o vosso Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei!} [Gháfir: 60]. O crente piedoso sempre precisa do seu Senhor, e sempre invoca-O e aproxima-se d’Ele com boas práticas.

E ALLAH fez-nos surgir neste mundo com uma prudência por trás e não nos criou em vão; i.e. criou-nos para adorá-Lo exclusivamente sem associá-Lo parceiros, e instituiu para nós uma religião divina abrangente que rege os assuntos da nossa vida, pessoal e social, e preservou através desta legislação justa as necessidades mundanas, que são a nossa religião, vida, honra, juizo e riqueza, e aquele que vive seguindo as ordens da religião, precavendo-se do proibido, então certamente que salvaguardou essas necessidades e terá uma vida tranquila, indubitavelmente. E a ligação do servo com seu Senhor é profunda e faz surgir tranquilidade e alívio, e o sentimento de calma, paz e alegria, e o sentimento da presença do Senhor, sua proteção e amizade para seu servo crente, diz - o Altíssimo: {ALLAH é Protetor daqueles que crêem, tira-os da escuridão para a luz} [Al-Baqarah: 257]. Este grande vínculo é algo inteiror que faz com que a pessoa sinta a delícia na adoração do Clemente, e vontade de encontrá-lo, e sente a doçura da crença. Esta é a doçura que não é possivel descrever propriamente, somente aquele que sentiu a sua doçura conhece, aquele que praticou boas ações a absteve-se de maldades, por isso o Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - disse: (Encontrou o sabor da Fé (Iman) quem está contente com Allah como seu Senhor, com o Islam como sua religião (código de vida) e com Muhammad (ﷺ) como seu Profeta).

Sim, quando a pessoa sente a Sua presença contínua do seu Criador, e conhece Seus nomes e belos atributos, e adora-O como se estivesse a vê-Lo, e é sincero na Sua adoração, e só pretende a satisfação de ALLAH, então acaba tendo uma vida boa e alegre na terra e um bom fim na vida do Além. Mesmo os infortúnios que o crente encontra em sua vida podem superá-los com a certeza da fé autêntica em Allah, aceitando o decreto de Allah – Exaltado seja Ele – louvando-O por todos os Seus decretos, bons ou maus, sentindo total complacência. E dentre as coisas que é digno que o crente seja zeloso para que a sua alegria aumente e para que esteja mais tranquilo, é a recordação à ALLAH, e recitação do Nobre Alcorão, conforme ALLAH - o Altíssimo - disse: {Os que crêem e cujos corações se tranquilizam com a lembrança de Allah Ora, é com a lembrança de Allah que os corações se tranquilizam} [Ar-Ra’d: 28]. Quanto mais o crente incrementa na recordação de ALLAH e na recitação do Alcorão, mais aumenta a sua ligação com ALLAH - o Altíssimo - e purifica a sua alma e aumenta sua fé.

Do mesmo modo, é digno que o crente seja zeloso em aprender assuntos da sua religião a partir de fontes fidedignas para que possa adorar seu Senhor com sabedoria, certamente o Profeta - Que a paz e bençãos de ALLAH estejam com ele - disse: ‘’Buscar o conhecimento é uma obrigação sobre todos crentes’’ [52] . E que seja submisso cumpridor das ordens de ALLAH para as suas criaturas, quer saiba a prudência dela ou não, ALLAH - o Altíssimo - diz no seu Nobre Livro: {E não é admissível a crente algum nem a crente alguma - quando Allah e Seu Mensageiro decretam uma decisão -, que a escolha seja deles, por sua própria decisão. E quem desobedece a Allah e a Seu Mensageiro, com efeito, se descaminhará com evidente descaminho} [Al-Ahzab: 36].

Que as bênçãos de Allah estejam sobre o nosso Profeta Muhammad e para sua família e todos seus companheiros.